PBH da Gente

Wednesday, November 08, 2006

Fisioterapia respiratória

Júnia Leticia

Uma nova técnica da fisioterapia respiratória foi implantada em maio no HMOB. Trata-se da técnica de desobstrução de vias aéreas superiores e inferiores e que tem acelerado o processo de desospitalização de pacientes. O tratamento está sendo feito em crianças de 0 a 14 anos, internadas na Pediatria que, em razão de problemas respiratórios, não puderam ter alta, e em bebês prematuros. As crianças são liberadas e voltam ao Hospital periodicamente para dar continuidade ao tratamento.

A coordenadora do estágio de fisioterapia do HMOB e professor do Departamento de Fisioterapia da UFMG, Tereza Cristina Silva Brant, responsável pela implantação da técnica no Hospital, explica que o tratamento é destinado aos pacientes que apresentam problemas respiratórios de repetição e aos bebês que retêm grande quantidade de secreção nas vias aéreas superiores, dentre outros.

Segundo a fisioterapeuta, os principais sintomas apresentados pelas crianças que necessitam ser tratadas através desta técnica de fisioterapia respiratória são a presença de coriza nasal constante, sinusites e otites de repetição, rinites, sono agitado, humor instável, dentre outros.

O atendimento é feito na segunda e na quinta-feira pela manhã.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home