PBH da Gente

Wednesday, November 08, 2006

Hospital-Dia do HMOB reduz fila

Júnia Leticia

O Núcleo de Cirurgia Ambulatória (Hospital-Dia) comemora um ano de funcionamento com a marca de mais de 1.500 cirurgias. O programa é uma realização da PBH, através de parceria entre o HMOB e a Secretaria municipal de Saúde. O Núcleo Hospital-Dia foi inaugurado em junho de 2000 como uma extensão do HMOB.

O Núcleo já realizou 736 cirurgias de otorrino. Atualmente a fila de espera para procedimentos de amígdala, adenóide e microcirurgia de ouvido, que durava até três anos, não ultrapassa um mês, após o encaminhamento da guia de cirurgia para o Núcleo. Na maioria das vezes, os pacientes são operados e recebem alta no mesmo dia, o que possibilita a desospitalização e a liberação de leitos.

Segundo a superintendente, Maria Luiza Vasconcelos Nascimento, “o HMOB, na sua transformação em hospital de urgência e emergência, para não prejudicar os serviços, ampliou sua ação no Hospital-Dia, transferindo-lhe os recursos físicos e humanos, para garantir atendimento e procedimentos que não são da urgência, como os de apoio diagnóstico e terapêutico. A expectativa é a multiplicação de serviços e mais funcionalidade no sistema, diminuindo custos hospitalares com a redução da hotelaria”. A Superintendente explica ainda que o Hospital-Dia é parte integrante do HMOB, que acompanha com rigor o controle de normas técnicas e de vigilância sanitária.

No Hospital-Dia também são realizadas cirurgias geral, pediátrica, vascular, plástica e proctológica, além do exame, através de vídeo, para detecção de problemas de voz e nasal, carência antiga da rede pública. Neste ano, o núcleo está participando do Mutirão de Cirurgia de Varizes, um programa do Ministério da Saúde. Está prevista, ainda para 2001, a ampliação do atendimento, com a realização de cirurgia de mão e oftalmológica e o serviço de colonoscopia.

O Hospital-Dia é coordenado pelo cirurgião geral Galileu Bonifácio Costa Filho, que destaca “a importância do resgate da cidadania de pacientes e familiares que aguardavam cirurgias há três anos, além de que o problema das filiais foi resolvido na própria rede municipal de saúde”. O médico ressalta ainda a iniciativa da PBH: “Com parceria, é possível resolver os problemas, mesmo os considerados difíceis ou impossíveis”.

O Núcleo funciona no PAM-Sagrada Família (entrada pela Rua Joaquim Felício, 101/3º andar).

1 Comments:

  • Eu recebi o alta o mesmo dia, e me senti muito bem. Nada doe na periodontia e todos os problemas que eu tinha desapareceram por boa sorte porque achei um bom profissional.

    By Anonymous Anonymous, at 6:20 PM  

Post a Comment

<< Home